Dois anos após a largada para a concessão da Cidadela Cultural de Joinville, ainda não há como estimar quando o espaço passará para a gestão da iniciativa privada e, enfim, terá reforma e ocupação como complexo cultural e de lazer. A definição da modelagem da futura concessão continua em avaliação, sem prazo para lançamento do edital. As instalações da antiga fábrica cervejaria Antarctica, desativada nos anos 90, foram compradas pela prefeitura em 2001.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O edital de chamamento para a apresentação de estudos sobre a concessão da Cidadela foi aberto em 14 de julho de 2022. Dois consórcios e duas empresas se apresentaram e um dos consórcios foi escolhido para levar adiante a elaboração da modelagem. O trabalho foi apresentado no ano passado e as tratativas de detalhamento continuam com a Secretaria de Cultura e Turismo, sem prazo para conclusão.
Confira imagens da Cidadela
A concessão não era a primeira opção do governo Adriano Silva. Em 2021, após incêndio em um dos galpões e ação do MP com cobranças de reforma e ocupação, foi aberta concorrência para contratar o projeto de restauração. A licitação logo foi suspensa para revisão do edital e, quando reaberta, não houve interessados. Em 2022, quando foi aberta a contratação de estudos, havia recente decisão judicial para restauro e ocupação do espaço em até quatro anos, além de providências preliminares – como a remoção de entulhos, por exemplo, providenciada em 2022.
Continua depois da publicidade
Desde a saída da Secretaria de Proteção Civil, no final da década passada, a Cidadela tem ocupação de dois galpões, por entidades culturais (Ajote e Aaplaj). A utilização de mais espaços vai depender da reforma do complexo tombado pelo patrimônio histórico. Estimativas apontam R$ 30 milhões para a recuperação, mas não está definido ainda se a reforma será total ou parcial: tudo está na dependência da futura concessão.
Justiça volta a negar liminar ao MP em ação sobre licença ambiental em rios de Joinville
Dessa vez, cobrança sobre a BR-101 em Joinville será diferente
Como foi o plano de Joinville para “Centro Cívico”; prefeitura e Câmara seriam vizinhas
Futuro estacionamento rotativo de Joinville terá vagas para recarga de veículos elétricos
Construção de novo hospital em Joinville ganha mais um aval
Edital da iluminação pública volta a ser suspenso em Joinville
Quais obras estão previstas, por cidade, na nova proposta sobre concessão da BR-101 em SC