As obras de macrodrenagem do rio Mathias foram retomadas na semana passada e, agora, a Jerônimo Coelho está voltando a ter escavações, em trecho final, para receber a galeria de concreto. Originalmente, a galeria acompanharia a rua do Príncipe até a esquina com a Engenheiro Niemeyer e dali para a JK. Mas a rede subterrânea de cabos de energia teria de ser mexida e agora a galeria vai cruzar a praça Nereu Ramos em direção à rua Engenheiro Niemeyer. A frente de trabalho na avenida Paulo Medeiros também voltou. Na imagem, a estação de bombeamento em construção ao lado da Barca. O sistema terá quatro bombas, com respectivos geradores. Uma das bombas será de reserva.
Continua depois da publicidade
Mudança no DEM
Em movimento importante da articulação entre DEM e Podemos em Joinville, o presidente estadual do DEM, João Paulo Kleinübing, colocou Adalto Moreira na presidência municipal do partido. Para o ex-vereador Sabel, então presidente, restou a vice-presidência do DEM de Joinville, como prêmio de consolação. Adalto Moreira é bem mais afinado com Alexandre Fernandes, Raul Bergson e Cleonir Branco nas tratativas entre DEM e Podemos.
Articulação com Podemos
Nessa articulação, Cleonir, recém saído do MDB, tem boas chances de assumir a presidência do Podemos em Joinville. O partido está sendo organizado no Estado por Paulo Bornhausen. Mais adiante, é a vez da escolha do candidato a prefeito. O deputado federal Rodrigo Coelho, ainda no PSB, é um dos cotados, embora tenha passado a se interessar pelo PSL. O empresário Ivandro de Souza também faz parte da lista, assim como Cleverson Siewert, este ainda no MDB – o ex-presidente da Celesc tem mais interesse, neste momento, de participar da organização, mas sem pretensão de concorrer.
Ainda em análise
Kennedy Nunes já esteve próximo do DEM, mas não parece mais tão interessado assim em se filiar já, embora a decisão de sair do PSD seja irreversível. Não se sabe se o fato de o DEM estar sob nova direção vá mudar o interesse de Kennedy se filiar ao partido. Mas, assim como Rodrigo Coelho, Kennedy está mais preocupado em sair do atual partido sem correr riscos de perder o mandato do que escolher nova legenda. Nova legenda é coisa para depois.
De outras cidades
Em contato com a CDL de Joinville, parceira da campanha contra doação de esmolas, a Secretaria de Assistência Social diz ter identificado cidades que estimulam a vinda de pessoas em situação de rua para Joinville. Até a Federação Catarinense dos Municípios, a Fecam, foi consultada. Mas não haveria nenhuma providência jurídica para punir tais municípios. A campanha “Não dê Esmolas, Ajude de Verdade”, já realizada na década passada, será retomada nas próximas semanas em Joinville.
Continua depois da publicidade
Resposta
Em Itapoá, a Prefeitura ingressou com três ações contra empresas participantes de licitações que teriam cometido irregularidades, seja durante a concorrência ou mesmo no momento da execução dos contratos.
207 anos
Na manhã de hoje, às 10h, a Delegacia Regional de Polícia Civil faz solenidade para comemorar os 207 anos da Polícia Civil em Santa Catarina. Será na sede na rua Blumenau.