As obras de instalação da rede de esgoto pela Águas de Joinville no Boa Vista estão se encaminhando para o final e, assim, está chegando o momento para a recuperação da rua Helmut Fallgatter, via com pavimento deteriorado há anos.
Continua depois da publicidade
A obra deve ser pelo PAC da Mobilidade, embora o empréstimo para recape feito com o Banco do Brasil tenha sido cogitado. O edital de licitação da obra deve ser lançado logo. Há planos também de recuperação da Albano Schmidt, também no bairro da região Oeste de Joinville.
Centro dos projetos
Na Udesc de Joinville, um grupo montou projeto para a construção de prédio para abrigar o centro de projetos multidisciplinares, um forma de juntar as iniciativas da universidade em diferentes áreas. Há projetos como Velociraptor Baja, E-force Veículo Elétrico, Vellev, PET, Robótica GERM, Tecnologia Assistiva, Albatroz AeroDesign, Hurakan Barco Solar, Laboratório Cooperativo, dentre outros.
Chance de emendas
Continua depois da publicidade
O espaço também será centro de visitação, com foco em eventuais alunos. A estimativa de custo é de R$ 2 milhões. Uma das hipóteses imaginadas é a liberação de recursos, ainda que parcial, por meio de emendas parlamentares. Na discussão sobre o repasse do duodécimo para a universidade, houve deputados interessados em reservar emendas para a Udesc de Joinville.
Residência médica
Em projeto enviado nesta semana à Câmara de Joinville, a Prefeitura quer incentivar a residência no Saúde da Família, com a bolsa chegando a R$ 7 mil (metade paga pelo governo federal e o restante pelo município). Dessa forma, também é possível aumentar o número de equipes do programa com custo menor, afinal, os salários dos médicos que já passaram pela residência é maior. Outras mudanças estão previstas para a residência médica em Joinville.
Uma saga
Empresa de Joinville foi notificada pela Defesa Civil sobre o risco provocado por árvore no seu terreno. Na própria notificação foi determinado que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fosse procurada para buscar a autorização do corte. Foi o que fez a empresa. A secretaria alegou que a área está no entorno de sítio arqueológico e recomendou consulta ao Iphan.
Ao Iphan
A Sama também citou os procedimentos para a reposição florestal, por meio da doação de mudas. O procedimento da nova consulta foi feito e, nesta semana, o instituto respondeu. O Iphan disse que não tem “óbice” ao corte, desde que não sejam retiradas as raízes – se houver necessidade de intervenção no solo, é preciso fazer requerimento. A coluna acompanhou a saga pelo sistema do próprio Iphan.
Continua depois da publicidade
Curtas
Disposição
Marco Aurélio Marcucci diz que lutará “até o fim” para concorrer a prefeito de Joinville pelo PRB. O advogado inclusive cita Israel Patrício como vice.
Merisio
Mas Marcucci sabe que a provável vinda de Gelson Merisio para o PRB não deverá facilitar a candidatura dele: o ex-deputado não vai concorrer a prefeito, mas deverá envolver o PRB em aliança ampla, com possibilidade de apoio a candidato de outro partido.
Desafio do PSDB
O presidente do PSDB de Joinville, Carlos Caetano, encara como questão de honra o partido lançar candidato à disputa pela Prefeitura de Joinville em 2020. A preferência é um nome para prefeito, ou, se não der, pelo menos a vice. Candidato a prefeito nas três últimas eleições nas quais o PSDB foi cabeça-de-chapa (2004, 2012 e 2016), Marco Tebaldi não pretende concorrer em 2020. Por ora, os tucanos ainda não têm um pré-candidato – é improvável que Paulo Bauer venha a disputar.
Vagas remanescentes
O edital aberto nesta semana para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade é para vagas não preenchidas no chamamento passado, lançado em agosto de 2018. A meta da Secretaria de Assistência Social era comprar 488 vagas para crianças, idosos e pessoas em reabilitação. Mas 212 vagas não foram atendidas e agora estão sendo relançadas. Não houve atualização nos valores a serem desembolsados em relação às quantias oferecidas no ano passado.
Continua depois da publicidade