As rotatórias entraram de vez no planejamento viário de Joinville. Neste ano, a modalidade foi adotada em dois locais (acesso ao Jardim Paraíso e no João Costa), ampliação em outro ponto (Santa Catarina, perto do Eixo de Acesso Sul) e há planos para mais cruzamentos da cidade.
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Inclusive será uma rotatória a solução viária em um dos cruzamentos da Ottokar Doerffel, um dos principais acessos de Joinville pela BR-101 e com previsão de duplicação. No local, o elevado pretendido desde os anos 2000 já foi descartado, com decisão pela nova rótula.
A preferência pelas rotatórias em Joinville é pela alegada maior fluidez do trânsito em relação aos semáforos: o tempo circulando a rótula, em média, é menor do que pelo sistema de parada e liberação. A instalação da modalidade é considerada mais econômica, levando em conta ainda que não há custo com o funcionamento (como energia elétrica, dos semáforos).
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A opção dos binários, preferencial nos anos 90 e início do século, ainda está nos planos, mas o número de vias tecnicamente ainda com viabilidade de adoção de mão única é reduzido. No Plano de Mobilidade de 2015, havia a informação de estudos para a implantação de mais 38 binários – eram 13 à época. As rotatórias não foram mencionadas.
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