Perto de ser remodelado, o estacionamento rotativo em Joinville terá mudanças, mas com manutenção da gestão direta pela prefeitura, com gratuidade pelo uso das vagas e previsão de multa em caso de permanência acima do período permitido . As principais alterações deverão ocorrer na fiscalização, com utilização de câmera instalada em veículo para percorrer as ruas para a leitura de placas e oferta de aplicativo para os usuários conferirem as vagas disponíveis. Há também uma análise sobre o aumento no número de vagas.

Continua depois da publicidade

> Joinville sem previsão de novas minirrotatórias; Câmara quer consulta prévia

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Após quase seis anos de suspensão, o rotativo voltou em 2019 com formato inédito, com gestão pela própria prefeitura, por meio do Detrans – nos modelos anteriores, o sistema era de concessão à iniciativa privada, com cobrança pelo uso das vagas. A fiscalização passou a ser do município, por meio dos agentes. O uso de câmera na verificação do cumprimento do tempo máximo de estacionamento seria uma forma também de liberar mais agentes para outras funções.

Neste ano, o rotativo de Joinville teve o registro de aplicação de 1,3 mil multas até agora, conforme mostram as estatísticas de infrações mantidas pelo Detran/SC – que inclui as notificações feitas pelos órgãos municipais. No ano passado, foram 2,1 mil multas, em um período de pouco mais de seis meses de operação (por causa da pandemia, houve períodos de suspensão). 

Continua depois da publicidade

> Joinville tem projeto para “parques flutuantes”, com seis locais mapeados

> Antiga prefeitura de Joinville deve ficar pronta até dezembro; veja como espaço será usado

> ​Joinville vai permitir pagamentos de impostos no crédito, débito e PIX

> ​​​Contorno de Joinville, mais uma vez, não terá nenhum centavo no orçamento da União