A autorização para o início do projeto de engenharia para ampliação de rodovia estadual em São Francisco do Sul está em análise pelo governo do Estado. A informação sobre o segmento de 10 km da SC-415 foi passada ao Ministério Público de Santa Catarina, em inquérito civil que apura os engarrafamentos na estrada estadual e no trecho da BR-280, também em trecho na ilha de São Francisco do Sul. O segmento de acesso às praias mais movimentadas da cidade fica entre o cruzamento com a BR-280 e o acesso ao Capri.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Além das diretrizes para a restauração e aumento da capacidade (a duplicação deve analisada) do segmento da SC-415, o projeto deverá avaliar a possibilidade de uma nova via no local, como contorno à rodovia estadual, que cruza trechos urbanizados. A eventual ampliação atenderá também a duplicação da BR-280 (neste momento, as obras estão paradas no lote de São Francisco do Sul, sem previsão de retomada). O projeto terá um ano para ser concluído, a partir da ordem de serviço. O custo será de R$ 600 mil.
Obras do lote 1 da duplicação da BR-280, entre São Francisco do Sul e Araquari, pararam no final de 2022
A licitação para o projeto foi lançada em 2022, ainda no governo Carlos Moisés. No ano passado, a concorrência chegou a ser anulada, após judicialização. No entanto, o governo do Estado reviu a posição, anulando apenas a homologação e retomando a licitação à fase anterior. O processo foi concluído e, em maio de 2024, foi assinado o contrato com a empresa vencedora. Agora, está sendo preparada a ordem de serviço.
Continua depois da publicidade
Joinville ganha população na área rural; quais cidades têm mais moradores no setor em SC