Rodovias do Norte de Santa Catarina passaram a fazer parte de roteiro do projeto de testes com caminhões elétricos. Nova portaria do Projeto de Pesquisa sobre Caminhões Elétricos para Transporte Rodoviário de Carga (Projeto BEV), publicada nesta semana, inclui o trecho das BRs 101 e 280 entre Garuva e São Francisco do Sul e da BR-101 entre Joinville e Curitiba (BR-376). Agora são 19 segmentos de estradas pelo País autorizadas para os testes do programa.
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O projeto de pesquisa tem a coordenação do Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança, com apoio da Volvo e supervisão da Secretaria Nacional de Trânsito. Um dos objetivos dos testes é avaliar o desempenho dos veículos e eventuais impactos – uma das questões é o peso no eixo dianteiro, por causa das baterias. O programa contribuirá na futura regulamentação do peso de eixos dos caminhões elétricos.
Quais veículos são usados no programa
Os veículos têm suspensão pneumática integral e pneus mais largos. A liberação dos caminhões é em caráter experimental e temporário. Os testes estão sendo feitos com diferentes transportadoras. Os caminhões Volvo em testes são FM Eletric 4x2T e FM Eletric 6x2T. A autonomia é de 300 km. Os veículos têm três motores elétricos e até seis baterias.
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