A SC-418 poderá ter barreira de proteção para evitar impactos à estação de tratamento de água do rio Cubatão, em Joinville. A possibilidade foi informada em resposta da Secretaria de Estado da Infraestrutura a pedido de informação de Matheus Cadorin (Novo). O deputado fez questionamentos sobre quais medidas preventivas foram tomadas para evitar que o rio seja atingido por eventuais vazamentos de produtos químicos, em caso de acidentes com veículos de carga.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A resposta não traz mais detalhes mais específicos de como seria a proteção (a questão é complexa porque ainda que rio tenha uma estrutura de contenção, o lençol freático pode ser contaminado em ponto anterior), apenas informa que a barreira será analisada em projeto de restauração da rodovia que cruza a Serra Dona Francisca. A estação do rio Cubatão fica em Pirabeiraba, antes do trecho da serra. O segmento de 12 km foi licitado no final do ano passado, mas não há previsão de início das obras de duplicação porque as contratações do governo anterior estão em avaliação. O projeto pode ser revisto porque moradores querem a ampliação, mas discordam da proposta de duplicação.

A resposta da secretaria estadual informou ainda a atuação de grupo formado por órgãos estaduais e municípios com treinamento para atendimento em caso de acidentes com cargas perigosas. A proteção do rio, manancial de 75% da água consumida em Joinville, é tema com praticamente uma década de discussão. O temor é de paralisação da produção de água caso o Cubatão seja atingido.

Na década passada, a Assembleia Legislativa chegou a discutir projeto de proibição de passagem de cargas perigosas na Serra Dona Francisca, mas a proposta não chegou a ser votada. Em Joinville, há lei municipal com indicação de horários permitidos para o trânsito desses veículos, em questão controversa por se trata de legislação municipal para rodovia estadual.

Continua depois da publicidade

Prefeitura de Joinville quer mudar lei para poder “fechar” imóveis abandonados

Com 3ª maior população do Sul, Joinville fica em 16º em número de vereadores

Com obras paradas há 3 anos, galeria do Mathias vai passar por inspeção em Joinville

Qual a expectativa de crescimento da população de Joinville neste ano

Jorginho Mello participa de inauguração em Joinville nesta segunda

Com “novidade”, Joinville volta a ter renovação na frota de ônibus

Quais foram os custos com o “prédio verde” em Joinville