O novo sistema de câmeras em implantação em Joinville vai monitorar rios da região rural, como Cubatão e Quiriri, por exemplo. Os locais foram sugeridos pela Defesa Civil. Os aparelhos instalados na área urbana também farão o acompanhamento de áreas com histórico de alagamentos, como forma de dar mais agilidade ao enfrentamento dos impactos das cheias. O sistema foi tema de reunião nesta terça-feira na Câmara de Vereadores, na comissão de Proteção Civil, com participação da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot).

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A primeira etapa do programa Joinville Sempre Alerta prevê a colocação de 432 totens na cidade, com entre duas e seis câmeras em cada um (serão 1,7 mil equipamentos). Até agora, foram instalados 347 totens, sendo que 99 estão em operação, com reprodução de imagens em central mantida pela Secretaria de Proteção Civil. A implantação do sistema, com prazo a ser prorrogado, se estenderá nos próximos meses.

Além do monitoramento de locais de maior movimentação, como praças, escolas e outros prédios públicos, o Sempre Alerta vai acompanhar o trânsito (sem aplicação de multas) e os riscos de alagamentos, inclusive com totens na área rural. Em uma futura segunda etapa, mais pontos de Joinville deverão ser contemplados com os totens.

Placas de alerta sobre abandono de animais são instaladas em avenida de Joinville

Continua depois da publicidade

MP volta a abrir inquérito em Joinville para apurar medidas contra dengue

Câmara de Joinville recebe projeto sobre educação financeira nas escolas

Recuperação de muro em rio de Joinville será em trecho de 70 metros

Após controvérsia, prefeitura de Joinville inicia compra de absorventes

Ponte de quase R$ 300 milhões em Joinville deverá ter nova licitação