O rio Mathias voltou a aparecer na praça da Bandeira, no Centro de Joinville. Após a remoção da calçada, equipes da Secretaria da Infraestrutura começaram a retirar a laje que cobre a antiga galeria do rio, construída nos anos 70. A decisão pela reabertura foi tomada após a constatação de que a laje apresentava falhas. O local vai permanecer isolado até a conclusão das obras.

Continua depois da publicidade

> O que muda na praça da Bandeira, no Centro de Joinville

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A próxima etapa será a conclusão da retirada da laje e limpeza do local. O projeto prevê passarelas para pedestres no local a ser reaberto, com novo paisagismo no local. Está prevista a reconstrução de apenas parte da calçada, afinal, trechos do rio Mathias vão ficar expostos. Será instalado gradil. As obras devem ser concluídas até junho.

A opção pela abertura da galeria foi tomada levando com conta o custo da construção de uma nova laje. Além disso, o rio já conta com galeria aberta na praça vizinha, a Dario Salles. A vistoria na galeria antiga do Mathias foi realizada após a queda da calçada no final de novembro. O local do acidente vai continuar interditado até que saia manifestação judicial solicitada pela prefeitura.

Continua depois da publicidade

> O que vai funcionar na antiga sede da prefeitura de Joinville; reabertura será no dia 9

> Na lista de duplicações pretendidas em Joinville, via no Distrito Industrial tem mais chances

> Solução “provisória” é descartada em local da queda da calçada em Joinville