O rio Mathias está ganhando grades para retenção de resíduos, em ponto na praça Dario Salles, no Centro de Joinville. A instalação começou nesta semana e deverá ser concluída até o final de semana. O principal objetivo é evitar acúmulo de lixo perto das comportas (com flaps) instaladas na margem do Cachoeira, em dispositivo da macrodrenagem do rio Mathias.
Continua depois da publicidade
> Trecho onde calçada desabou em Joinville terá trânsito liberado após oito meses
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O ponto onde as grades estão sendo instaladas terá de passar por limpeza periódica para recolhimento de detritos. O rio Mathias é canalizado em maior parte de sua extensão, mas o local das grades é aberto, na praça. O rio também foi “aberto” na praça vizinha, da Bandeira, após ser constatada falha em laje. O conserto do local da queda da calçada no final de novembro, sobre galeria do rio Mathias, está praticamente concluído e o trânsito na Beira-rio deverá ser liberado no sábado.
As grades do Mathias faziam parte da estrutura de retenção de antiga estação do Flotflux, instalada no rio Cachoeira nos anos 2000. O sistema de tratamento não foi adiante após judicialização envolvendo o licenciamento (ação cobrou da prefeitura a realização de estudo de impacto ambiental) e a estação foi desmontada parcialmente em 2007, com posterior retirada de mais materiais posteriormente.
Continua depois da publicidade
> Nova rodovia de SC a partir de Joinville tem edital para projetos
> Prevista para concessão em Joinville, Casa Kruger terá projeto para restauro
> Prefeitura de Joinville define secretário para Desenvolvimento Econômico
> Com lista de espera de 8,7 mil nas creches, Joinville abre nova compra de vagas