O cronograma da prefeitura de São Francisco do Sul indica a conclusão da primeira etapa da revitalização da Enseada até outubro, antes, portanto, do início da temporada de verão. O Ministério Público Federal recomendou a paralisação das obras iniciadas há três semanas, por questões ambientais, mas a prefeitura entende que as intervenções em andamento não precisam de outras licenças ambientais – somente a partir da segunda etapa, ainda em fase planejamento e sem previsão estimada de início.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
O MPF fez a recomendação à prefeitura de suspensão das obras até que seja concedida autorização pela Secretaria de Patrimônio da União e feito o licenciamento ambiental. O temor do MPF é de que as intervenções das obras possam afetar a faixa de areia e as restingas remanescentes, agravando a erosão costeira. Foi citado que a erosão pode provocar, além impactos ambientais, prejuízos econômicos, como comprometimento do potencial turístico e gastos com recuperação.
Confira imagens da Enseada e do projeto
A resposta da prefeitura foi de que somente a segunda etapa da revitalização terá necessidade de licenciamento solicitada pelo MPF, inclusive pela SPU. A primeira etapa consiste em obras somente em faixas consolidadas, como atuais calçadas e pista. A faixa de areia não está incluída – o alargamento da calçada não avança sobre a areia, por exemplo. Nesse caso, o licenciamento pode ser municipal, como foi feita.
Continua depois da publicidade
Conforme a prefeitura, a primeira etapa da requalificação terá intervenções em segmento de 2,3 km, com recapeamento, nova rede de drenagem, alargamento da calçada, área multiuso, ciclovia sobre os passeios, paisagismo e arborização, entre outras intervenções. O custo está estimado em R$ 7,5 milhões.
Encontro do PSD em Joinville tem participação de Adriano Silva
Qual a proposta para futuro binário “ampliado” em Joinville
Moradores de rua de Joinville contam em pesquisa por que estão na situação
Prestação de contas vira pendência para repasse para hospital de Joinville
Qual empresa teve melhor proposta para construção de ponte de R$ 300 milhões em Joinville
Moradores de rua em Joinville respondem sobre o que ajudaria a deixar a situação
Pesquisa aponta quantas pessoas estão em situação de rua em Joinville