A revisão do Plano Viário de Joinville vai começar pela exclusão de parte dos eixos previstos em 1973, quando passou a vigorar a lei a ser alterada agora. São vias projetadas que, por diferentes motivos, não vão mais sair do papel – mas como ainda estão no plano, ainda trazem restrições aos donos dos imóveis das áreas atingidas. O tema terá lei específica, cujo projeto será enviado à Câmara de Vereadores até o início do ano. As demais diretrizes do plano, como por onde vão passar os novos eixos, questão mais polêmica, serão encaminhadas em projeto próprio mais tarde.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Neste momento, há a proposta de exclusão de 18 eixos viários do Plano Viário. São vias projetadas – ou já existentes, mas com previsão de alargamento – que não serão implantadas. Na maioria dos casos, os custos com as desapropriações inviabilizam as obras, com uma via prevista na área central da cidade.
Há também eixos que não têm estimativa de tráfego que justifique o investimento ou que já contam com ligações que atendem a demanda – uma nova ligação da Santos Dumont com a futura Beira-mangue, ou uma abertura na Tenente Antônio João, por exemplo. Entre as justificativas para a exclusão de outros eixos, há ainda questões ambientais e topográficas. ´
Por enquanto, a lista apresentada ainda é uma proposta (o projeto a ser enviado pela prefeitura aos vereadores ainda não está pronto). Há eixos do Plano Viário de 1973 a ser mantidos pela revisão. A exclusão de vias projetadas é um tema recorrente na Câmara de Joinville, com apresentação de projetos para a retirada de eixos da lei.
O Plano Viário foi alterado ainda em 1973, quando entrou em vigor: os terrenos escriturados anteriormente teriam um limite de tolerância em relação à determinadas regras. As últimas oito alterações foram para o cancelamento de eixos viários. No ano passado, foram excluídas projeções de vias nos bairros Saguaçu e Bom Retiro, por exemplo. Neste momento, há projetos na Câmara, apresentados por vereadores, com proposta de retirada de eixos.

O que Joinville e região aguardam em obras federais

Recenseamento tem apontado avanço ainda maior em Araquari

Revisão do Plano Viário de Joinville quer mais ciclovias do que ciclofaixas

Continua depois da publicidade

Revisão do Plano Viário de Joinville sugere mais 300 km de corredores de ônibus