Uma das diretrizes em análise na revisão do Plano Viário de Joinville prevê a ampliação dos corredores de ônibus em até dez vezes. Seriam mais 300 km nas próximas décadas, aumentando a malha atual de 31 km. A revisão do plano vai passar por audiência pública em novembro e o projeto deve chegar na Câmara de Vereadores no começo de 2023. A proposta vai trazer as diretrizes para a estrutura viária de Joinville para os próximos anos.
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A ampliação das vias exclusivas para o transporte coletivo prevê metas a curto, médio e longo prazos. Até 2027, seriam mais 119 km, com o restante dos 300 km divididos entre intervalos até 2031 e 2050. Os novos corredores são uma das estratégias para ampliar a velocidade média dos ônibus em horários de pico em linhas troncais, chegando a 21 km/h a curto prazo e 25 km/h a longo prazo.
O relatório sobre a revisão do Plano Viário, elaborado por consórcio contratado pela prefeitura de Joinville em 2019, traz um mapa das vias com sugestão de instalação de corredores. No material, são citadas iniciativas a serem tomadas para incentivar a maior ocupação do entorno das vias exclusivas para o transporte coletivo. Na lista, estão operações consorciadas, menor IPTU para moradias de interesse social, entre outras.
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Além de permitir maior velocidade nas viagens de ônibus, a ampliação da malha de corredores é encarada pela Secretaria de Planejamento Urbano como uma forma de reservar espaços para futuros modais, como os veículos leves sobre trilhos (VLTs). A atual demanda de passageiros em Joinville ainda não seria suficiente para bancar investimentos nessa modalidade de transporte.
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