A restauração da fachada do Moinho Joinville está mais perto de começar. A licitação realizada pela Fiesc foi homologada em abril e agora será a etapa de assinatura de contrato, com autorização para o início dos trabalhos na sequência. A reforma vai custar R$ 4,2 milhões. Como as obras terão prazo de seis meses para conclusão, o restauro ficará pronto até o início das aulas da Escola S, em obras desde o ano passado.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O Moinho Joinville não será utilizado nas atividades do complexo educacional da Fiesc/Sesi, mas desde o início das obras no terreno, em 2022, a federação empresarial tem o plano de entregar o restauro de forma conjunta. A ocupação do prédio ainda será definida – uma das possibilidades é a instalação do Museu da Indústria.

Após as obras, a área em frente ao Moinho Joinville, junto ao rio Cachoeira, será liberado e fará parte de futuro parque linear. A edificação a ser restaurada é a construção remanescente do antigo complexo comprado pela Fiesc. O prédio foi construído entre 1910 e 1913, com operações até 2013. O tombamento pelo patrimônio histórico foi realizado em 2019.

Como foi a expansão do emprego em Joinville nas últimas duas décadas

Continua depois da publicidade

Implantação de ciclofaixa em Joinville poderá ter acordo com MP

Areninha de Joinville teve projeto há 15 anos; ginásio foi tema em sondagem

Fatiada e com custo de R$ 375 mi, Beira-mangue será mantida no Plano Viário de Joinville

Foco de frente da BR-280 será busca de mais recursos federais

Em resposta aos MPs, prefeitura de Joinville defende lei municipal sobre recuos em obras