A reposição dos estoques de testes rápidos da Secretaria de Saúde de Joinville começa na próxima quinta-feira, após redução da testagem na rede pública nas últimas semanas por causa da queda nos estoques. Os testes tiveram diminuição, mas continuam sendo aplicados, principalmente em pessoas com sintomas. Nesta semana, foi homologada a compra de 60 mil exames para a detecção de coronavírus. A compra anterior foi de 18 mil testes. O município também recebeu exames dos governos federal e estadual.
Continua depois da publicidade
> Joinville faz apelo ao Estado para usar laboratório municipal e agilizar testagem de coronavírus
> Joinville prorroga suspensão dos ônibus como medida de distanciamento e para evitar impasse
O avanço na testagem em Joinville, se aproximando da marca dos 50 mil testes, foi motivado principalmente pela maior procura dos exames na iniciativa privada. Além da retomada em maior escala da testagem na rede, a aquisição dos novos lotes vai permitir a testagem de todos os idosos. Entre a população com mais de 60 anos, estimada em 55 mil pessoas, 10% passaram pelo diagnóstico até agora.
As principais estratégias em testagem em Joinville neste momento são a realização dos testes em pessoas com sintomas, em pessoas que moram com quem tem Covid-19 e na escolha aleatória para a montagem do inquérito epidemiológico, um instrumento para medir a incidência da pandemia na cidade.
Continua depois da publicidade