Símbolo da sintonia entre os governos Jorginho Mello e Adriano Silva no ano passado, o repasse estadual para o Hospital Municipal São José continua provocando rusgas entre Novo e PL na Câmara de Vereadores – por ora, é o palco escolhido para a disputa dos dois partidos que vão se enfrentar também na eleição para a prefeitura; o governador e o prefeito mantém o bom relacionamento. Nesta semana, vereadores dos dois partidos voltaram a se enfrentar por causa do tema.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O repasse de R$ 32 milhões, em oito parcelas de R$ 4 milhões, é uma ajuda do Estado para bancar a folha de pessoal do hospital municipal, em contrapartida pelo atendimento também regional do São José. É uma demanda histórica da prefeitura de Joinville. No ano passado, em março, o governador Jorginho Mello assinou a transferência, com o montante equivalente a 20% da folha do hospital.
Hospital São José é referência no Norte de SC. Veja fotos:
No entanto, após o pagamento das parcelas de julho e agosto, no ano passado, houve divergências sobre a prestação de contas. A Secretaria de Estado da Saúde solicitou adequações e complemento. A situação veio a público e houve a primeira rodada de “acusações” entre Novo e PL. Governador, prefeito e secretários estaduais e municipais voltaram a discutir o convênio. No momento em que a terceira parcela foi paga, em abril de 2024, a questão parecia encaminhada.
Continua depois da publicidade
No entanto, a quarta parcela ainda não veio porque a análise das prestações de contas de duas parcelas continua, com solicitação de mais dados pelo Estado ao município. O Novo se queixa da burocracia excessiva e o PL responde alegando que se trata de uma exigência legal. Pelo cronograma original, o repasse teria sido concluído em fevereiro – e, eventualmente, um novo convênio poderia estar em andamento. Mas há necessidade de resolver a questão da prestação de contas.
Joinville vai permitir até um andar em vias projetadas do Plano Viário
Joinville tem mais de 17 mil endereços sem número
VÍDEO: Liberação em contorno mostra novo traçado duplicado no Norte de SC
Projeto para segundo acesso a bairro em Joinville prevê ponte
Duplicação da BR-280 terá liberação parcial em traçado novo
Quantos andares serão permitidos na praia de Joinville
Em duas décadas, cidade pula do 83º lugar para chance de entrar no G-10 em ICMS em SC