Símbolo da sintonia entre os governos Jorginho Mello e Adriano Silva no ano passado, o repasse estadual para o Hospital Municipal São José continua provocando rusgas entre Novo e PL na Câmara de Vereadores – por ora, é o palco escolhido para a disputa dos dois partidos que vão se enfrentar também na eleição para a prefeitura; o governador e o prefeito mantém o bom relacionamento. Nesta semana, vereadores dos dois partidos voltaram a se enfrentar por causa do tema.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O repasse de R$ 32 milhões, em oito parcelas de R$ 4 milhões, é uma ajuda do Estado para bancar a folha de pessoal do hospital municipal, em contrapartida pelo atendimento também regional do São José. É uma demanda histórica da prefeitura de Joinville. No ano passado, em março, o governador Jorginho Mello assinou a transferência, com o montante equivalente a 20% da folha do hospital.

Hospital São José é referência no Norte de SC. Veja fotos:

No entanto, após o pagamento das parcelas de julho e agosto, no ano passado, houve divergências sobre a prestação de contas. A Secretaria de Estado da Saúde solicitou adequações e complemento. A situação veio a público e houve a primeira rodada de “acusações” entre Novo e PL. Governador, prefeito e secretários estaduais e municipais voltaram a discutir o convênio. No momento em que a terceira parcela foi paga, em abril de 2024, a questão parecia encaminhada.

No entanto, a quarta parcela ainda não veio porque a análise das prestações de contas de duas parcelas continua, com solicitação de mais dados pelo Estado ao município. O Novo se queixa da burocracia excessiva e o PL responde alegando que se trata de uma exigência legal. Pelo cronograma original, o repasse teria sido concluído em fevereiro – e, eventualmente, um novo convênio poderia estar em andamento. Mas há necessidade de resolver a questão da prestação de contas.

Continua depois da publicidade

Joinville vai permitir até um andar em vias projetadas do Plano Viário

Joinville tem mais de 17 mil endereços sem número

VÍDEO: Liberação em contorno mostra novo traçado duplicado no Norte de SC

Projeto para segundo acesso a bairro em Joinville prevê ponte

Duplicação da BR-280 terá liberação parcial em traçado novo

Quantos andares serão permitidos na praia de Joinville

Em duas décadas, cidade pula do 83º lugar para chance de entrar no G-10 em ICMS em SC