Ainda que não tenha a mesma visibilidade da BR-470, onde há polêmica sobre quais lotes devem receber os recursos, a BR-280 continua nos planos do governo do Estado de injeção de dinheiro para colaborar na duplicação. Mas o Estado está esperando definições do governo federal sobre a aplicação dos montantes e quer posicionamento até a quarta-feira da próxima semana: se não houver acordo, a “tendência é que esses valores sejam realocados para outras funções”, segundo a Secretaria de Infraestrutura. Antes de prazo, na terça-feira, uma audiência pública no Senado trata do tema.
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Além da BRs 280 e 470, o Estado tem previsão de colocar recursos também na 163. O repasse para a BR-280 não estava especificado pelo governo do Estado quando foi enviado o projeto à Assembleia Legislativa. Os deputados resolverem definir o lote 1 da rodovia, em trecho entre Araquari e São Francisco do Sul, para receber R$ 50 milhões.
Para 2021, o lote 1 da BR-280 tem reservados R$ 10,3 milhões, sendo que mais da metade já foi gasto. As obras estão em ritmo lento, inclusive com risco de paralisação por falta de recursos. O eventual repasse de R$ 50 milhões pode acelerar as duas frentes de trabalho (contorno de São Francisco do Sul e viaduto em frente ao Instituto Federal Catarinense) e até abrir uma terceira. Até agora, foram executados 12% dos trabalhos previstos no segmento, o mais atrasado entre os três lotes em duplicação da BR-280. Até agora, com trabalhos iniciados em 2018, o segmento recebeu R$ 48 milhões.
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