Além das medidas de enfrentamento do vazamento, a reforma da SC-418 entre Joinville e Campo Alegre foi um dos temas da conversa do prefeito Adriano Silva com o governador Jorginho Mello. O pedido do prefeito foi para que o governo do Estado inicie as obras na rodovia estadual. Um dos trechos inclusive foi licitado no final de 2022. A questão será analisada – mas, ainda antes disso, deverá ser proposta pelo Estado a proibição de tráfego de cargas perigosas no trecho da Serra Dona Francisca, conforme relato do prefeito de Joinville. O governador pretendia visitar a cidade, mas não houve condições de deslocamento para a cidade devido ao mau tempo e a agenda foi cancelada.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
Adriano ligou após o acidente com caminhão carregado de produto, que vazou para o rio Seco e levou a prefeitura de Joinville a suspender a produção de água na estação do Cubatão, por precaução. O segmento já licitado da SC-412 é a duplicação dos 12 quilômetros da rodovia em Pirabeiraba. A concorrência foi concluída em dezembro de 2022, com escolha de proposta de R$ 86 milhões apresentada por consórcio. O acidente desta segunda-feira ocorreu no km 16, em outro trecho, com plano de reforma, mas sem licitação realizada.
Na mudança de governo, as obras viárias não iniciadas passaram por revisão, com avalição de quais seriam mantidas. O segmento na SC-418 continua em análise. Após a licitação, houve manifestações da comunidade, em defesa de outra proposta de reforma, com melhorias, mas sem duplicação. Os demais trechos da SC-418, onde estão as curvas mais sinuosas, têm projeto executivo concluído, mas sem previsão de licitação.
Joinville aciona cidades vizinhas por mais caminhões-pipa
Continua depois da publicidade
Jorginho vai visitar Joinville para acompanhar trabalhos em local de acidente
Do que depende a volta da produção de água no Cubatão, em Joinville
Ministério analisa pedido de repactuação de concessão da BR-101 Norte em SC
Em ofício entregue a Alckmin, Fiesc cita novo porto previsto para São Francisco do Sul
Bilionário, plano de Joinville de 2011 teve execução de uma das 20 macrodrenagens