Mais uma vez com registro de deslizamentos por causa das chuvas, inclusive com momentos de interdição das pistas, a SC-418 tem projeto de restauração com obras de contenção, inclusive no trecho da Serra Dona Francisca. Mas não há ainda como estimar quando essa revitalização vai iniciar entre Joinville e Campo Alegre vai iniciar. Já as obras de recuperação da estrada após os impactos das chuvas continuam em andamento, com trechos em meia-pista e restrição de tráfego à noite.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A recuperação da SC-418 foi dividida em duas etapas. O lote 1, com edital de licitação já lançado e abertura das propostas neste mês, prevê a duplicação do segmento em Pirabeiraba, entre o cruzamento com a BR-101 e o “pé da Serra”. São 12 km de extensão. Nesse trecho, não há previsão de contenção porque é uma área mais plana.

Já o lote 2 fica entre o ponto final da duplicação até o km 44, em Campo Alegre. Parte desse segmento cruza a Serra Dona Francisca e é para esse lote que estão previstas as obras de contenção. O lote 2 tem projeto finalizado e o edital de licitação está em preparação. Há questões ambientais a serem atendidas e não há prazo definido para o lançamento da licitação. Além das obras de contenção em um traçado com trecho montanhoso, estão previstas áreas de escape, mais pistas em parte do trajeto, entre outras melhorias.

No momento, como forma de assegurar o trânsito da ligação com o Planalto Norte, a prioridade são as obras emergenciais que garantam a segurança dos usuários. A restauração mais abrangente ainda não tem data precisa. As ocorrências desta semana são mais um motivo para acelerar os investimentos.

Continua depois da publicidade

Prefeitura de Joinville abre novo seletivo para contratar temporários

Afinal, agora choveu em Joinville tanto quanto em novembro de 2008?

Câmara de Joinville vai aumentar o número de assessores

Contrato para nova estação de esgoto em Joinville pode ter rescisão

Câmara de Joinville tem proposta para desfazer redução de recesso

Rede municipal de Joinville terá mais alunos por turma; sindicato critica

Comissão vai avaliar prazo de obras de construção de ponte em Joinville