O “desperdício” de votos nas eleições de 2022 se transformou em um dos principais alvos da campanha de entidades empresariais de Joinville, iniciada ainda no ano passado. Os resultados das eleições de 2014 e 2018 na disputa de vagas para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa motivaram a atenção da mobilização: o foco principal continua na maior representatividade de Joinville e região, com incentivo à escolha de candidaturas regionais para deputado. Mas a campanha “Seu Voto faz a Diferença” também está de olho na busca pela redução nos votos brancos e nulos e na abstenção. Há motivos.
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Antes da eleição de 2014, a “quebra” de voto era alta em Joinville, com brancos, nulos e abstenção no patamar em torno de 25% na disputa para deputado federal e estadual. Em 2010, um a cada grupo de quatro eleitores da cidade se absteve ou compareceu para votar em branco ou anular o voto. O patamar ficaria ainda mais elevado nas eleições seguintes.
No pleito de 2014, houve maior ausência de eleitores na votação. Combinada com o maior número de brancos e nulos, Joinville passou da marca de mais de 100 mil votos “perdidos” na eleição para deputados estaduais e federais. Quase 35% dos eleitores optaram por não escolher nenhum nome para a Câmara dos Deputados. Na disputa para a Assembleia, o índice ficou em 31%.
Média de SC
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Nas últimas eleições gerais, em 2018, até houve recuo em brancos e nulos e na abstenção. Ainda assim, 111 mil eleitores joinvilenses deixaram de escolher um nome para deputado federal e 109 mil não votaram para deputado estadual. O índice de “desperdício” de votos em Joinville na eleição para deputados ficou em torno de 28%, percentual semelhante ao verificado em Santa Catarina. A campanha das entidades vê na redução da “perda” dos votos, com menor número de brancos, nulos e abstenção, uma forma de buscar o aumento da representatividade.