Em projeto enviado nesta semana à Câmara dos Vereadores, a prefeitura de Joinville está propondo a redução do IPTU pago pelas cooperativas de crédito. Pela lei atual, a alíquota é de 5% do valor venal do imóvel (índice aplicado para as instituições financeiras): a proposta quer reduzir para 3% para as cooperativas. Outro projeto de redução de imposto municipal, também enviado neste ano pelo Executivo e em tramitação, é para diminuir a alíquota do ISS de 5% para 2% nos serviços de diversão, lazer e entretenimento. A receita será compensada com recursos a serem economizados com aluguéis. 

Continua depois da publicidade

> Após seis meses, Câmara de Joinville aprova reforma da Previdência

​> Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

As cooperativas de crédito contam com 42 locais de atendimento em Joinville, conforme a prefeitura. Na justificativa do projeto, é alegado que o setor apresenta “grande expansão” na cidade, situação que terá incentivo com a redução no IPTU.

Pelas estimativas da prefeitura, R$ 537 mil deixarão de ser arrecadados se forem aprovados os projetos do IPTU das cooperativas, do ISS do setor de diversão e lazer e da redução da taxa de gerenciamento do transporte escolar, também tema de projeto em análise na Câmara.

Continua depois da publicidade

A compensação pela perda das receitas será pela economia com pagamento de aluguéis das secretarias de Infraestrutura, Habitação e Assistência Social. Um dos imóveis que terá locação encerrada será da fábrica de tubos, cujo terreno pertence ao Ipreville. No conjunto, a prefeitura deixará de gastar R$ 690 mil com os aluguéis.

> Gasolina pode acabar em Joinville até o fim do dia, prevê sindicato

> Com vagas em postos de saúde, Joinville quer abrir concurso para médicos em 60 dias

​> Proposta na Câmara de Joinville quer obrigar prefeitura a atender emendas na saúde