A rede municipal de Joinville teve queda nos resultados do Ideb 2021, divulgados na sexta-feira pelo Ministério da Educação. No recorte levando em conta somente os anos iniciais do ensino fundamental, a pontuação caiu de 7,2 para 6,8. Nos anos finais do fundamental, a redução foi de 6,2 para 5,9 pontos. O impacto da pandemia foi apontado como principal causa do resultado. Entre as escolas públicas de Santa Catarina, Joinville tem a escola com melhor desempenho nos anos iniciais (Adolpho Barstch) e nos anos finais (Carlos Heins Funke).
Continua depois da publicidade
> SC tem uma escola pública entre as 100 melhores do país; veja notas
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O Ideb é um indicador que combina aprendizado (português e matemática) com taxas de aprovação. Em Joinville, a rede municipal conta com mais de 50 mil matrículas. A queda no Ideb de 2021 foi inédita na rede municipal. Desde o primeiro Ideb, em 2005, em nenhuma das oito edições anteriores havia sido registrado recuo em Joinville, seja nos anos iniciais ou finais – houve situação nas quais a pontuação se repetiu, com o 7,2 em 2017 e 2019 nos anos iniciais, por exemplo.
Em material divulgado na sexta, a Secretaria de Educação de Joinville apontou os resultados como “previsíveis” devido às perdas de aprendizagem durante a pandemia. Para o secretário Diego Calegari, a “pequena queda” era esperada e os desempenhos são “totalmente recuperáveis”. O próximo Ideb será aplicado em 2023, com divulgação no ano seguinte.
Continua depois da publicidade
Na pandemia, a rede municipal de Joinville teve aulas por meio do ensino remoto em 2020. No final desse ano, houve tentativa de retorno do presencial, mas com reduzida adesão. Em 2021, foi adotado o sistema de rodízio, com aulas presenciais e remotas. A partir do segundo semestre, houve o retorno gradativo ao ensino 100% presencial. A partir de 2022, todas as aulas passaram a ser presenciais.
> Duplicação de rodovia no Norte de SC tem novo edital
> Justiça mantém interdição e Museu do Mar vai continuar fechado
> Redução de votos brancos e nulos é alvo de campanha de entidades em Joinville
> Entidades empresariais de Joinville têm painéis com candidatos ao governo e Senado
> Proposta do teleférico em Joinville vai permanecer engavetada