Em nova revisão da proposta do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para orçamento da União para 2020, a previsão para a BR-280 foi reduzida a menos de um terço do projetado inicialmente. Em maio, a solicitação do departamento foi de R$ 331,5 milhões, com parte dos recursos (R$ 94,9 milhões), destinada para as desapropriações.
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No Caderno de Proposta Orçamentária 2020, finalizado na semana passada pelo Dnit, o montante para a duplicação da BR-280 caiu para R$ 100 milhões, sem especificação de quais recursos serão usados em compra de imóveis.
O corte atingiu outras obras pelo País por causa do novo pré-limite, o teto de gastos para o setor. Na primeira etapa, estariam disponíveis R$ 12,6 bilhões para os investimentos. Agora, o teto é de R$ 7,5 bilhões. A duplicação da BR-470, por exemplo, começou com proposta de R$ 391,2 milhões e agora está com R$ 100 milhões.
As propostas dos diferentes órgãos federais são encaminhadas ao Ministério do Planejamento, a quem caberá a elaboração final do projeto do orçamento da União, a ser enviado ao Congresso Nacional. Ou seja, essas sugestões do Dnit ainda podem ser alteradas.
Na tramitação no Legislativo, os deputados e senadores podem reforçar o repasse com remanejamentos ou emendas. Se o orçamento ficar com os R$ 100 milhões, praticamente a mesma quantia disponível em 2019, os trabalhos continuaram lentos nos três lotes da duplicação.
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Corte também nos contornos ferroviários

Os contornos ferroviários previstos para o Norte também sofreram redução na previsão preliminar. Na obra prevista para Joinville, caiu de R$ 77 milhões para R$ 58 milhões, com a maior parte, R$ 35 milhões, reservada para desapropriações.
Para a obra de São Francisco do Sul, a quantia prevista caiu de R$ 88 milhões para R$ 74 milhões. As duas obras estão paralisadas e há necessidade de novas licitações para a retomada.