O contingente de pessoas recuperadas do coronavírus em Joinville teve avanço significativo nos últimos dez dias, quase dobrando de tamanho nesse intervalo: no dia 10, o boletim da prefeitura confirmou 6.186 “recuperados” da Covid-19, enquanto que a divulgação desta quinta-feira apontou 11.541 pessoas nessa situação. Além, evidentemente, da recuperação de mais pessoas que tiveram a doença, o aumento da testagem ajuda a explicar o crescimento. Parte desse avanço tem a ver também com alteração no sistema de registro dos casos. Nesses últimos dias, houve também crescimento expressivo de mortes, com mais 46 óbitos – Joinville agora tem 223 mortos por coronavírus desde o início da pandemia.
Continua depois da publicidade
> Prefeitura de Joinville terá de se manifestar sobre pedido de repasse das empresas de ônibus
Os recuperados são pessoas que tiveram diagnóstico da doença e já passaram por isolamento ou mesmo internação e não apresentam mais sintomas da doença. Também é considerado recuperado que testou positivo, mesmo que sem sintomas, e já cumpriu o isolamento determinado pelo médico.
A ampliação do número de recuperados tem relação também com a ampliação da testagem, afinal, há identificação de quem teve a doença. Isso ocorreu em Joinville nas últimas semanas, principalmente com a busca da testagem junto à iniciativa privada – dos 57 mil testes realizados em Joinville desde o início da pandemia, 27 mil foram nos últimos 30 dias. Com a atual retomada da realização dos exames em larga escala pela rede pública, com a chegada de 60 mil testes rápidos, a parcela de recuperados em Joinville vai crescer.
Continua depois da publicidade
No início de agosto, a Secretaria de Saúde de Joinville fez alterações no sistema de alta do coronavírus. A alegação para a alteração foi dar mais agilidade no registro das informações. Dessa forma, parte do avanço nos números tem relação com a atualização de dados até então represados.
Conforme a secretaria, o acompanhamento da pessoa já inicia a partir da notificação, ou seja, desde a realização do exame. Antes, em parte dos casos, o monitoramento só começava a partir da confirmação do resultado positivo – dessa forma, o registro dos recuperados no sistema levava mais tempo.
> Norte de SC tem 19 mil casos confirmados e 344 mortes por coronavírus