A recuperação ambiental das lagoas de antiga estação de tratamento de esgoto em Joinville terá de prever a instalação de parque e observatório de aves. O edital para contratar o projeto para a área na antiga ETE do Jarivatuba foi lançado nesta quinta-feira pela Águas de Joinville. Após a conclusão do trabalho, que terá prazo de oito meses, será a vez da concorrência para as obras.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A companhia de saneamento de Joinville vem tratando do futuro das lagoas desde a preparação para a construção da nova estação do Jarivatuba, na década passada. A nova estrutura entrou em operação entre 2019 e 2020 e as lagoas foram desativadas de forma gradual (apenas efluentes pós-tratamento continuaram passando por ali em direção à lagoa do Saguaçu).
A antiga modalidade, iniciada em 1989, motivava críticas da população por causa do mau cheiro, com apresentação de ações judiciais. A atual estação do Jarivatuba usa outra técnica de tratamento, com tanques. A indicação da Águas de Joinville para o projeto executivo em contratação é de utilização do processo de jardins filtrantes nas lagoas, com tratamento por meio de plantas.
Continua depois da publicidade
A proposta para o parque lista decks, trilhas, playground, estacionamento, sanitários, pistas para caminhadas, calçadas, entre outros equipamentos. Para a elaboração do projeto de observatório de aves, foi anexada sugestão apresentada em 2022 por um grupo de observadores de aves. A área das lagoas já é usada para a observação de aves, inclusive com registros raros de determinadas espécies, como pisa-n’água-de-bico-grosso e arrabio, por exemplo, e vinda de pessoas que outros Estados e países. Até 2021, eram 141 espécies vistas no local.
PR lança duplicação que poderá “incentivar” obra em SC
Construção de cais flutuante tem local definido em Joinville
Cidade com maior trecho da concessão prepara contraproposta de obras para BR-101
MP entra com três ações envolvendo leis estaduais de SC
O que já foi feito na construção da Ponte de Guaratuba
Qual a próxima fase das obras de ponte de mais de R$ 300 milhões em SC