A Delegacia da Receita Federal em Joinville estima receber 261 mil declarações do Imposto de Renda (IR) nos 29 municípios que compõem a abrangência da DRF na Região Norte – em Santa Catarina e quatro no Paraná. O acerto de contas com o Leão começa hoje e segue até o próximo dia 30 de abril.

Continua depois da publicidade

A previsão é de que 52% do total de informes de rendimentos venha de Joinville que, sozinha, deve render 136 mil declarações do IR em 2019. O total de declarantes na mais populosa cidade do Estado é levemente maior que o exercício passado, quando eram previstos 131 mil declarações.

Conforme o delegado da Receita em Joinville, Honorino Gonçalves, são convocados a fazer a declaração os cidadãos que, ao longo do ano passado, tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70. Também devem declarar os contribuintes que possuam mais de R$ 300 mil em bens ou que fizeram operações na bolsa de valores, por exemplo. Quem deixar de prestar contas pode ser multado em até 20% sobre o valor do imposto devido.

No Brasil são esperadas mais de 30,5 milhões de declarações de pessoas físicas. É possível fazer a declaração direto no programa desenvolvido pela Receita Federal, disponível no site http://receita.economia.gov.br

DESCARTADO

A Secretaria de Saúde de Itapoá descartou dois casos suspeitos de febre amarela que estavam sob investigação na cidade. O resultado dos exames desses pacientes devem ser publicados nesta quinta-feira no Boletim Epidemiológico da Febre Amarela, mantido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive). Um terceiro caso suspeito de infecção pelo vírus continua sob investigação no Norte catarinense, em Joinville. Até agora, dos 15 casos suspeitos notificados neste ano no Estado nenhum foi confirmado.

Continua depois da publicidade

TRÂNSITO

Nesta quinta-feira, a partir das 9 horas, uma das pistas da rua Otto Parucker, no bairro Atiradores, estará interditada no sentido ao cruzamento com a rua Ottokar Doerffel. A alteração se deve a uma obra de conserto de erosão. Em caso de chuva a Prefeitura suspenderá os trabalhos.