O governo Adriano Silva vetou a adoção dos radares “educativos” no trânsito de Joinville. A proposta para que 10% dos aparelhos instalados na cidade servissem apenas para coleta de dados do trânsito, sem multar, está prevista em projeto que prevê instalação de displays (mostradores) de velocidade em todos os equipamentos. Neste momento, a lei não tem efeito prático porque os radares da fiscalização municipal estão desativados e o edital de licitação está suspenso por decisão judicial.

Continua depois da publicidade

> Câmara de Joinville aprova obrigatoriedade de display de velocidade em radares

​> ​Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os radares educativos estão previstos no projeto do vereador Ednaldo Marcos, o Nado (Pros). Os equipamentos que não multariam estariam instalados em rodízio, com mudança na localização em intervalos de tempo. O projeto inicial também previa todos os radares em forma de lombada eletrônica – os instalados em semáforos poderiam continuar da mesma forma, sem mudança. Uma emenda modificou o projeto, prevendo apenas a instalação de displays nos radares. A obrigatoriedade dos displays está mantida, não foi alvo do veto.

Na justificativa do veto parcial, a prefeitura alegou que não há eficácia na medida dos radares “educativos”. “Não se observa nenhuma comprovação que ateste que os referidos 10% de radares fixos de função somente ‘educativa’ poderão trazer algum resultado prático, no que diz respeito à educação no trânsito. Caberá agora aos vereadores decidirem se o veto será mantido ou não.

Continua depois da publicidade

> Tribunal de Contas faz pedido de informações à prefeitura de Joinville

> Joinville tem edital de R$ 12,3 milhões para credenciar serviços de saúde mental

> Ramal do Bucarein, desativado e quase desaparecido, não volta mais em Joinville

> De volta, pavimentação comunitária ainda não avança em Joinville

> Joinville tem 41,9 mil pessoas que tomaram apenas a primeira dose da vacina contra Covid

> Joinville abre credenciamento de organizações sociais para futuro edital de UPA