Maior financiamento internacional já conquistado pela prefeitura de Joinville, o empréstimo de US$ 70 milhões junto ao BID completou quatro anos da assinatura do contrato sem que nenhuma obra tenha saído do papel. Nem há previsão de início dos trabalhos, embora a maior das obras, a macrodrenagem do rio Itaum esteja em preparação, com a elaboração dos termos de referência para os editais de licitação.

Continua depois da publicidade

> Cobrança e maior demanda motivam volta de mais ônibus em Joinville

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O empréstimo foi aprovado pelos vereadores ainda em 2014 e o contrato foi assinado somente em agosto de 2017. Por causa da crise econômica, o governo federal segurou a liberação de financiamentos internacionais. Após a assinatura, começou a contratação de projetos para as obras. Uma delas, a instalação do Parque Piraí, no Vila Nova, foi descartada no ano passado pela própria prefeitura.

Assim, restaram a macrodrenagem dos rios Itaum e Itaum-mirim e a microdrenagem no Vila Nova. A última atualização estimou o custo da obra nos rios da zona Sul em R$ 268 milhões. O projeto prevê a instalação de muros de contenção ao longo de 11,5 km, em estruturas para reduzir o alagamento no entorno.

Continua depois da publicidade

> Atualização de cadastro aponta 22 mil pessoas na extrema pobreza em Joinville

> União passa a participar de ação de regularização em Joinville

> Joinville vai querer cinco anos de garantia na pavimentação comunitária