Quase metade dos divorciados em Joinville em 2020 não tinha completado dez anos de casamento. Foram 636 registros, equivalente a 47,5% dos divórcios judiciais e extrajudiciais ocorridos naquele ano. As estatísticas sobre registro civil no País foram divulgadas na sexta-feira pelo IBGE, com dados até 2020. Naquele ano, o primeiro da pandemia, houve redução nos divórcios em Joinville.
Continua depois da publicidade
> Pesquisa mostra redução nos divórcios em Joinville
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A proporção de divórcio com menos de dez anos de casamento em 2020 em Joinville ficou semelhante à observada no ano anterior. Mas ao longo dos anos, o percentual vem subindo: em 2010, por exemplo, estava em 33% dos registros. Em 2020, a proporção de divórcios dos casais antes de completarem uma década juntos ficou próxima de média nacional, esta de 49,8%.
Conforme a pesquisa do IBGE, Joinville registrou 45 divórcios antes de o casal completar um ano de casamento. Foi o maior número desde 2011, ano de início da série desse dado. Em 2019, por exemplo, foram 36. Em relação à queda no número de divórcios no País em 2020, o IBGE ressaltou que o ano foi atípico por causa da pandemia, o que pode ter atrasado o registro oficial ou a coleta de dados de parte das situações.
Continua depois da publicidade
> Tempo de duração de casamentos cai em SC e divórcios aumentam na pandemia, diz IBGE
>