Neste ano, quase 500 famílias deixaram de ser contempladas pelo Bolsa Família em Joinville. Em parte, a redução ocorre por falta de atualização dos dados cadastrais. A saída também ocorre por causa de as famílias não se enquadrarem mais nos critérios do programa do governo federal devido à melhoria na renda. A variação verificada em 2019 fica dentro do padrão dos últimos anos, de girar em torno de 6 mil a 7 mil contemplados – nesse intervalo também houve elevação no número.
Continua depois da publicidade
Hoje, são 5.921 famílias atendidas pelo Bolsa Família em Joinville, com benefício médio de R$ 185 mensais. O balanço é referente à cobertura registrada em outubro. Em dezembro, eram 6.393 recebendo o recurso. O pico de abrangência de complementação de renda ocorreu em 2009, quando chegou a 7,2 mil beneficiadas. No ano seguinte, caiu para 4,9 mil famílias habilitadas, o patamar mais baixo desde então.
EM 19º
A cobertura do Bolsa Família em Joinville é relativamente reduzida, se tratando de comparação com o padrão da região Sul: terceira cidade em população, a cidade do Norte de Santa Catarina fica apenas em 19º lugar em número de famílias beneficiadas pelo programa entre os três Estados do Sul.
Continua depois da publicidade