O porto de São Francisco do Sul está analisando a possibilidade de participar de obras de melhorias no acesso rodoviário ao terminal, utilizado diariamente por uma média de 500 caminhões. A direção busca informações sobre os detalhes dos quilômetros iniciais da duplicação da BR-280 junto ao DNIT – o porto está localizado no km 0 da rodovia federal. Neste momento, o projeto do lote 1 está em revisão, em trabalho a ser concluído entre julho e agosto. Após a verificação, será definida qual a posição do porto.

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A participação em estudo seria para instalação da terceira faixa em segmento com quatro quilômetros de extensão na BR-280, entre o km 0 da rodovia federal e o cruzamento com a via de acesso aos balneários. A eventual terceira pista, a ser construída conforme as diretrizes do DNIT, teria aproveitamento na futura duplicação da estrada, caso a ampliação continue prevista na revisão do projeto. Na retomada das obras do lote 1, do qual o acesso ao porto faz parte, as prioridades são o contorno de São Francisco do Sul e um segmento de Araquari. Ainda não há estimativa de custo da terceira faixa da BR-280 no acesso ao porto.

Para agilizar a movimentação de caminhões, mais balanças foram instaladas pelo Porto de São Francisco do Sul. A movimentação média fica em torno de 500 caminhões por dia no complexo portuário. Em torno de 50% das cargas do complexo portuário são via rodoviária – o restante é por meio da ferrovia. Para o presidente do porto, Cleverton Vieira, os investimentos na BR-280, principalmente a duplicação do lote 1, vão colaborar para manter a competitividade do terminal.

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