Estimativa da Secretaria de Meio Ambiente de Joinville aponta a existência de 138,6 mil cães e gatos na cidade. A informação foi passada nesta semana ao Ministério Público de Santa Catarina, em inquérito civil sobre o controle de natalidade dos animais na cidade. O relatório da secretaria trouxe detalhes também sobre as castrações e microchipagem.

Continua depois da publicidade

> Águas de Joinville vai monitorar intensidade de odores em estações de esgoto

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Os dados sobre a quantidade de cães e gatos em Joinville foram uma das solicitações do MP. Também foi houve pedido de detalhamento de quais localidades da cidade seriam prioridade para a esterilização. Na estimativa da secretaria, baseada em pesquisas do IBGE em outras cidades, como Florianópolis, foi usada a proporção de um cachorro para cada grupo de seis pessoas e um gato para cada 16 moradores. Assim, são 100,8 mil cães e 37,8 mil gatos em Joinville, em estimativa.

Conforme o Meio Ambiente, em torno de 20 mil animais foram castrados nos últimos quatro anos por meio do programa municipal de controle de cães e gatos. A microchipagem foi citada como instrumento de controle e de maior responsabilização dos tutores. Uma recente lei municipal prevê o ressarcimento, pelos donos (em caso de identificação), dos custos do Cento do Bem-estar Animal com o atendimento.

Continua depois da publicidade

O relatório entregue ao MP traz um mapeamento por bairros das ações de esterilização. A 21ª Promotoria de Justiça vai analisar os dados. O MP tem ação judicial referente ao Centro de Bem-estar Animal, com cobrança pela ampliação do atendimento.

> Como foi a votação de Bolsonaro e de Lula nas regiões eleitorais de Joinville

> Obras em praça no Centro de Joinville mantêm locais interditados

> Pela sexta vez consecutiva, Joinville elege três deputados estaduais

> Joinville tem lista de primeiros suplentes para deputado federal e estadual

> “Tradição” de Joinville de eleger vereadores na eleição para deputado não se repete