O decreto sobre a regularização fundiária da Vigorelli traz a altura máxima permitida para construções na localidade junto à baía da Babitonga, com maior limitação nas proximidades da orla, uma forma de manter as características locais. O máximo será de três pavimentos, com dois pavimentos nos terrenos de frente para a orla. O decreto do Reurb, publicado pela prefeitura de Joinville nesta semana, cria o setor especial de interesse social, com zoneamento urbano – até então, a Vigorelli era considerada área rural. A regularização fundiária continua em andamento e deve ser concluída neste ano.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Pelo decreto, as construções já existentes são regularizadas no atual estado. As normas valem para novas construções, incluindo reformas e ampliações, por exemplo. O gabarito máximo na Vigorelli é de 9 metros, equivalente a três pavimentos. Já para os lotes de frente (testada) para a Babitonga, a altura máxima permitida é de 6 metros (dois pavimentos), com a edificação a pelo menos 20 metros de distância (recuo) da frente do terreno.

Confira imagens da Vigorelli

O decreto traz também regras sobre o coeficiente de aproveitamento do lote, vagas de garagem e de carga e descarga, entre outros usos. O regramento inclui normas de setor náutico, previsto na Lei de Ordenamento Territorial e uma das características da localidade. A regularização fundiária está prevista no acordo (termo de ajustamento de conduta) assinado pela prefeitura de Joinville com o Ministério Público Federal em 2021.

Continua depois da publicidade

Em duas décadas, cidade pula do 83º lugar para chance de entrar no G-10 em ICMS em SC

Estrada histórica do Paraná terá prova de rally

Em “permuta”, escola junto ao Moinho Joinville terá área para expansão

Como será urbanização em orla Norte de praia em SC; obras estão no início

Prefeitura de Joinville quer aval para a volta do estacionamento rotativo pago, com concessão

Em quais ruas Joinville vai ganhar mais 3km de corredores de ônibus

Blocos de até 12 toneladas são usados na proteção de molhes em praia do PR