O estudo sobre a ponte da Vigorelli terá 18 meses para ficar pronto. O prazo passará a correr a partir do momento da liberação da ordem de serviço. Como a licitação está na fase final, há possibilidade de início dos trabalhos ainda neste semestre, em caso de homologação do certame. A conclusão do estudo sobre a ligação entre Joinville (Vigorelli) e São Francisco do Sul (Vila da Glória), sobre a Baía da Babitonga, portanto, deve ocorrer no segundo semestre de 2026. As etapas seguintes serão a contratação do projeto executivo e a definição da fonte de recursos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A contratação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), incluindo estudos preliminares de engenharia, está sendo feita pelo Consórcio CIM-Amunesc. O custo do trabalho, estimado em R$ 4,3 milhões, será bancado pelas prefeituras de Joinville, São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva, com a proponente, Joinville, encarregada da maior fatia, de 40%. A ponte a ser estudada tem estimativa de extensão de 1,2 mil metros (a Ponte de Guaratuba, em obras, tem 1.244 metros).
Confira imagens da Vigorelli
A partir das conclusões do estudo, será definida qual será a forma de busca de recursos para a construção da ponte da Vigorelli. Há interesse informal em parceria com a iniciativa privada, com cobrança de pedágio. Um dos temas do EVTEA é apresentação de estimativas de custos – um dos quatro produtos a serem entregues trata das despesas e relação entre custos e benefícios.
Continua depois da publicidade
O edital prevê avaliação de topografia e geologia, com pesquisa de áreas e visita a campo. Análise de tráfego, com contagem de pontos determinados, estudos socioeconômicos e análises ambientais foram solicitados no EVTEA. O estudo preliminar sobre a construção da ponte também foi incluído, entre outros temas, como sugestão de traçados, estudo urbanístico, por exemplo.
Teleférico, hotel, parque: como era plano para complexo de turismo em Joinville, há meio século
Setor de saúde dobra de tamanho em 15 anos em Joinville, em contratações
Como será forma de gestão de 15 novos CEIs em Joinville; confira cronograma
Contratada, primeira etapa de parque linear em Joinville terá recursos do BID
Cinco cidades do Norte de SC têm planos para alargamento de praias
Tubulação terá de mudar de lugar antes de novo binário em Joinville
Hayek e Thatcher entram em discurso de posse do prefeito de Joinville