Os primeiros trechos duplicados da BR-280 entre São Francisco do Sul e Araquari devem ser liberados entre o final de 2024 e, mais provavelmente, no primeiro semestre de 2025, conforme estimativa do DNIT/SC. Assim que as obras forem retomadas, após a revisão do projeto, em fase final, as duas frentes de trabalho serão no entorno do Instituto Federal de Santa Catarina, em Araquari, e no contorno (novo traçado) de São Francisco do Sul. Os trabalhos devem recomeçar entre julho e agosto.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Os dois trechos com previsão de retomada têm 17 quilômetros, somados – a extensão é quase a metade dos 36 km do lote 1. Os prazos do DNIT estimados para a conclusão giram em torno de 18 e 24 meses. O segmento em Araquari, com construção de viaduto nas proximidades do IFC, tem extensão menor. No entanto, é um ponto de elevada movimentação de veículos, com maior dificuldade para as obras, conforme observou o superintendente do DNIT/SC, Alysson Rodrigo de Andrade, em entrevista com o colunista Evandro de Assis sobre obras em rodovias federais.
O contorno de São Francisco do Sul vai auxiliar o desafogar o trânsito nas proximidades do porto de São Francisco do Sul. De forma paralela às duas frentes de trabalho, o DNIT/SC está encaminhado as desapropriações. A outra fase do lote inclui os trechos restantes da duplicação, ajustes no traçado, construção de ciclovia e a solução a ser adotada no canal do Linguado.
Quanto Joinville ainda tem a receber do PIX do Estado; quais as principais obras
Continua depois da publicidade
Águas de Joinville não pode, ainda, lançar PPPs
MP faz recomendação sobre ensino integral em Joinville
Licitação do ônibus em Joinville poderá ter lote único
Quanto a prefeitura de Joinville deve às empresas de ônibus e por que valor não deve mudar
Joinville terá orçamento de R$ 5 bilhões em 2024; nem tudo se confirmará
STF forma maioria em ação sobre função dos bombeiros voluntários em SC