O novo elevado de Joinville deverá ser concluído em abril. Neste momento, estão sendo colocadas as longarinas, as estruturas de sustentação (vigas). A obra no Distrito Industrial foi contratada pelo governo do Estado e é um investimento complementar à duplicação das estradas Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister, também executada pelo Estado.
Continua depois da publicidade
> Por que Joinville “precisa” de R$ 4,1 bilhões em obras viárias
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O elevado na rotatória entre as rodovias e a rua Dona Francisca sempre esteve previsto nos planos de duplicação do acesso ao Distrito Industrial pela BR-101. No entanto, quando a obra foi licitada, a estrutura foi substituída por um conjunto de semáforos.
O grupo Eixo de Desenvolvimento Norte, formado pelo Estado, prefeitura e Acij, conseguiu trazer o elevado de volta – a entidade empresarial contratou o projeto executivo, repassado ao Estado. A redução do tempo para travessia no local é de 31%, em média, na comparação com o sistema de semáforos.
Continua depois da publicidade
Além dos elevados na BR-101, Joinville conta com o modelo de estrutura na Santos Dumont com a Tuiuti, também construída pelo governo do Estado. Após a construção no Distrito Industrial, o novo elevado em Joinville deverá ser erguido na rótula do Tecelão (Döhler). O projeto da obra, assim como da rua Dona Francisca no segmento entre a Döhler e a Schulz, será concluído em dezembro. A prefeitura deverá contratar as obras, com recursos do Estado (Plano 1000).
> Plano traz sugestão sobre local da rodoviária de Joinville; mudança não está nos planos
> Revisão do Plano Viário de Joinville sugere mais 300 km de corredores de ônibus
> Joinville tem um milhão de viagens por dia; 44% por meio de carros
> Reforma no Museu Nacional do Mar não atrai empresas interessadas
> Câmara de Joinville aprova proposta das bisnagas de maionese e ketchup
> Câmara de Joinville quer mudar, de novo, lei sobre feiras; até reserva “local” é proposta