A confirmação de Estener Soratto (PL) para a Casa Civil do governo Jorginho Mello abre vaga para o suplente Maurício Peixer (PL) assumir na Assembleia Legislativa em fevereiro, quando começa a nova legislatura. O nome de Soratto, deputado eleito, foi anunciado pelo governador eleito nesta quinta-feira. Maurício é o primeiro suplente da futura bancada de deputados estaduais do PL.
Continua depois da publicidade
Presidente da Câmara até domingo, quando será substituído por Diego Machado (PSDB) no comando do Legislativo, Maurício Peixer vai assumir por prazo indeterminado. Em caso de deixar a Assembleia futuramente, o vereador poderá voltar a para a Câmara – antes da mudança realizada recentemente na Lei Orgânica de Joinville, o suplente teria de renunciar no Legislativo para assumir como deputado, ainda que temporariamente.
As pautas iniciais de Maurício na Câmara serão as mesmas que dominaram a campanha eleitoral em Joinville: o repasse estadual para bancar a folha de pessoal do Hospital São José e a continuidade do Plano 1000 (Joinville tem R$ 302 milhões em obras encaminhadas). “Vamos fazer essa ligação do governo do Estado com o prefeito Adriano, reunir as forças da bancada de Joinville”, afirma Maurício, se dizendo ainda “bem alinhado” com o colega Sargento Lima.
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Com a convocação de Peixer, Joinville passará a contar com quatro deputados com base eleitoral na Assembleia. Em outubro, Fernando Krelling (MDB) e Sargento Lima (PL) foram reeleitos e Matheus Cadorin (Novo) foi eleito. Pela sexta eleição seguida, Joinville elegeu três deputados estaduais.
Continua depois da publicidade
Nesse período de duas décadas, houve suplentes com domicílio eleitoral na cidade com períodos no exercício de mandato na Assembleia (Carlito Merss e Rudinei Floriano foram deputados na atual legislatura, por exemplo), mas geralmente por períodos curtos. As exceções foram Dalmo Claro e Simone Schramm, com mais tempo de mandato, ainda que na condição de suplentes. O próprio Maurício chegou a ser convocado, em 2008, permanecendo por 30 dias como deputado estadual.
Na lista das duplicações, prefeitura de Joinville tem duas prioridades
Em prévia do Censo 2022, Joinville sobe em ranking das maiores cidades
Futuro prédio da Udesc Joinville terá, também, função estratégica
Prévia do Censo 2022 aponta Joinville com 618 mil moradores
Joinville perde empregos em novembro; no ano, saldo segue positivo