A fila de espera na educação infantil em Joinville está em 10.668 vagas. A demanda se concentra na faixa até três anos, correspondente ao berçário e maternal. A partir dos quatro anos, não há fila de espera, conforme a Secretaria de Educação de Joinville, em resposta a pedido da informação da Câmara de Vereadores – o autor do requerimento foi Lucas Souza (PDT). O documento trouxe outras informações sobre a educação infantil.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

Na comparação com o ano passado, houve queda de 8% na fila da educação infantil, ou seja, cai a lista de espera. Na solicitação sobre a evolução das matrículas, a secretaria trouxe dados anuais da última décadas, com as matrículas passando de 11,1 mil para 18,9 mil na rede própria de centros de educação infantil (comparação entre 2013 e 2023). Na rede conveniada, onde há compra de vagas pela prefeitura, o avanço foi de 1,5 mil para 3,4 mil matrículas. Assim, na soma das redes própria e conveniada, as vagas oferecidas pela rede municipal passaram de 12,7 mil para 21,3 mil, em dez anos.

O edital de credenciamento para compra de vagas ainda tem 5 mil matrículas disponíveis, esperando o interesse de instituições privadas, conforme informou a secretaria. Em relação à expansão da rede própria, há CEIs em construção nos bairros Comasa e Cubatão. Outros dois, Morro do Meio e Nova Brasília, estão com licitação aberta. Mais onze CEIs serão construídos até junho de 2025, conforme acordo (termo de ajustamento de conduta) assinado pela prefeitura de Joinville com o Ministério Público de Santa Catarina.

Joinville tem nova tentativa para dar início à primeira etapa de parque

Continua depois da publicidade

Três décadas depois, Joinville tem nova luta por mais viadutos na BR-101

FOTOS: Quais são os veículos da coleção histórica dos bombeiros de Joinville

Revitalização da orla em praia em SC foi fatiada e tem estimativa para início

Antigo traçado de estrada histórica de Santa Catarina terá pavimentação

Joinville tem “redesenho” urbano com duas áreas de expansão

Prefeitura de Joinville quer mudanças nas regras para servidores temporários