O foco no turismo está levando Campo Alegre a planejar um mirante com capacidade de se transformar em uma das principais atrações da cidade. O conceito do equipamento já foi apresentado e a mobilização conta com possibilidade de repasse do Ministério do Turismo. A área de instalação do mirante, que contará com parque, deverá vir de operação consorciada, com modelagem em elaboração – o projeto deve ir para a Câmara de Vereadores em 2024. Aberto ao público, o mirante deverá fazer parte de complexo residencial e turístico.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

A área do parque onde será instalado o mirante, além de outros equipamentos, virá de doação de empreendedor privado. Outras contrapartidas estão em tratativas. A operação consorciada está em elaboração com a Irineu Imóveis, interessada em construção de condomínio privado. A empresa inclusive já apresentou uma proposta de conceito urbanístico para a área pública, inclusive do mirante, nas proximidades da Cascata Paraíso. A contratação das obras do mirante será feita pela prefeitura.

O espaço fica ao lado de outro empreendimento de grande porte, o Paraíso das Araucárias, da CRH, que conta com operação consorciada. Uma das contrapartidas é a doação de área para parque linear. Como as áreas a serem destinadas para uso público são vizinhas, há plano de formação de complexo, inclusive com possibilidade de se estender para a região do traçado da antiga estrada Dona Francisca, em tratativas para pavimentação.

A prefeita de Campo Alegre, Alice Grosskopf, cita o “bom momento” da cidade, com foco no turismo, preservação do meio ambiente e das fontes de água. As operações consorciadas são defendidas pela prefeita como forma de proporcionar os investimentos – a área prevista para o parque, com mirante, já era de interesse no planejamento do município e agora pode será utilizada por meio da modalidade consorciada.

Continua depois da publicidade

Como as belezas naturais são atrações de Campo Alegre, os equipamentos turísticos devem manter as características locais. A estrutura de Rancho Queimado foi visitada. Neste momento, estão sendo preparada a modelagem da operação consorciada. A busca de recursos junto ao Ministério do Turismo teve a articulação do deputado Darci de Matos.

Comissão da Câmara quer melhorias antes de novo binário na zona Sul de Joinville

VLP elétrico aparece como sugestão em proposta de expansão urbana de Joinville

O que diz pesquisa da prefeitura de Joinville sobre proposta de binário

FOTOS: Paraná inicia construção de ponte que pode inspirar Norte de SC

MP pede informações em Joinville sobre dados de postagem de prefeito em rede social

Quantas pessoas têm a sua idade em Joinville

Rodovia federal em SC terá elevação em dois pontos