Ainda que o transporte coletivo tenha registrado queda no número de passageiros nos últimos anos, o terminal central de ônibus em Joinville mantém um movimento expressivo de pessoas. Em média, mais de 1,3 milhão de pessoas passam pelo espaço todos os meses – boa parte dos usuários acessa o terminal em vários momentos durante o dia. O novo sistema do transporte coletivo, a ser licitado até o início de 2024, vai manter o espaço no mesmo local.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O movimento de 1,38 milhão de pessoas em um mês soma os passageiros que embarcaram diretamente no terminal central ou que passaram pelo espaço vindos de ônibus de outros locais, seja para desembarque ou integração com outras linhas. O dado tem o mês de março como referência. No ano passado, após queixas de usuários em pesquisas de avaliação, o terminal passou por reforma. A estação de embarque e desembarque no Centro de Joinville foi inaugurada em 1981.
O terminal Norte tem a segunda maior movimentação de passageiros em Joinville, com 845 mil usuários em um mês, seguido pela unidade do Itaum (779 mil). Um mesmo passageiro pode ser registrado em diferentes terminais, por exemplo. Joinville conta com nove terminais de integração. Até o momento, a preparação para licitação do transporte coletivo não indicou se os terminais vão passar por mudanças no novo modelo.
Ministro recebe pedido de três cidades sobre a BR-280
Continua depois da publicidade
Novas concessões em estradas de SC são improváveis antes de 2025
Contorno de R$ 500 milhões em Joinville ganha licença; obras ainda sem data
Joinville quer criar novo auxílio municipal; proposta está na Câmara
Qual a relação das receitas de Joinville com o tamanho da população
Terminal central de Joinville vai “sobreviver” à licitação dos ônibus