As faltas dos estudantes nas aulas na rede municipal de ensino estão caindo em 2023 em comparação com o ano anterior, mas ainda não retomaram ao patamar anterior à pandemia, quando o absenteísmo era menor. A Secretaria de Educação de Joinville vê no fenômeno ainda um reflexo da pandemia. Além do protocolo de medidas a serem tomadas em caso de faltas recorrente, a secretaria conta com programas para a redução do absenteísmo.

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No primeiro ano da pandemia, em 2020, Joinville adotou o modelo de ensino remoto nas escolas. No final do ano, foi tentada a retomada do presencial, com reduzida adesão. No ano seguinte, foi gradativamente utilizado o ensino híbrido, dividido entre presencial e remoto. As aulas foram plenamente retomadas no presencial no início de 2022.

O protocolo prevê o registro de cinco faltas consecutivas (ou sete alternadas em 30 dias) no sistema Apoio, o programa de enfrentamento da evasão escolar. Caso o estudante não retorne às aulas em uma semana, após busca ativa, a situação é encaminhada aos conselhos tutelares, conforme a prefeitura. A etapa seguinte, se o absenteísmo continuar, o MP é comunicado. Há programa também de reforço na aprendizagem, oferecido no contraturno, em iniciativa que tem, entre outros objetivos, reduzir o absenteísmo.

O índice de faltas na rede municipal de ensino
Educação infantil
2019: 11,9%
2020: 18,6% 2021: 15,6%
2022: 15,9%
2023: 12,7%

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Anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano)
2019: 5,1%
2020: 2% 2021: 4,5%
2022: 6,3%
2023: 6,3%

Anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano)
2019: 4,2%
2020: 1,3% 2021: 3,1%
2022: 4,9%
2023: 4,5%

*Índice levou em conta também a participação no ensino remoto
Fonte: Secretaria de Educação de Joinville

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