Ainda em revisão do projeto, a duplicação do lote da BR-280 entre São Francisco do Sul e Araquari continua com execução de apenas 26%, sem confirmação de quando as obras poderão ser retomadas. No ano passado, o DNIT estimou o retorno até o início de 2024. Antes mesmo do início das obras, o lote já era considerado o mais complicado da duplicação da rodovia no Norte de Santa Catarina. A questão do canal do Linguado, a lista de desapropriações, entre outros temas, motivaram a preocupação.
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Os trabalhos foram paralisados no final de 2022, quando foi concluída a utilização dos R$ 50 milhões repassados pelo governo do Estado – o lote 1 foi o único contemplado na BR-280 pelo termo de cooperação do governo estadual com o DNIT. Os demais dois lotes da duplicação estão em andamento, com execução de 70%, no 2.1, e de 56%, no 2.2.
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A duplicação dos 36 km entre Araquari e São Francisco do Sul foi autorizada somente em 2018, quatro anos depois dos demais lotes, por causa da escassez de recursos. Havia também a possibilidade de a decisão sobre o canal de Linguado ser tomada antes do início das obras. Houve ainda uma tentativa do governo do Estado, no governo Colombo, de usar repasse do porto de São Francisco do Sul para a instalação de terceira pista, mas a iniciativa foi barrada na Justiça.
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A conclusão vai precisar de R$ 300 milhões, além das despesas com desapropriações e atendimento do plano básico indígena. Mesmo com a retomada das obras, ainda sem data definida, o lote 1 vai precisar de novo contrato para ser concluído.
O plano do DNIT é concluir o contorno de São Francisco do Sul e o elevado de Araquari. Com a entrega dos dois segmentos, quase metade dos 36 km do lote estará pronta. Para o restante, é possível que nova licitação seja realizado, incluindo a solução a ser adotada no canal do Linguado e a ciclovia prevista no plano indígena.
Futuro do Linguado
Até o final do ano, o grupo Grupo Pró-Babitonga vai concluir os estudos sobre qual a proposta mais adequada para a rodovia no trecho, se reabertura do canal ou construção de ponte. Os demais lotes da duplicação da BR-280 estão em andamento em Guaramirim e Jaraguá do Sul, sem previsão de liberação de novos trechos, pelo menos a curto prazo. Com 75 km de extensão, a ampliação da rodovia federal só tem 1,6 km duplicado, com liberação ao trânsito.
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