A análise sobre o futuro do canal do Linguado continua, mas a eventual reabertura, proposta em estudo técnico apresentado no mês passado, não deverá entrar na atual revisão do projeto de duplicação da BR-280. Há questões ainda a serem enfrentadas, principalmente em relação ao licenciamento ambiental, e a posição é que a prioridade deve ser a retomada das obras de duplicação no lote 1, entre São Francisco do Sul e Araquari. Portanto, a definição sobre o Linguado vai ficar para mais adiante. No ano que vem, completam-se 90 anos do fechamento do canal.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O estudo elaborado pela Univali, a partir de diretrizes elaboradas pela Câmara Técnica Canal do Linguado do Grupo Pró-Babitonga, sugeriu a reabertura parcial do canal, com remoção de trecho de 100 metros do aterro e instalação de ponte móvel. Sobre o aterro, cruzam a BR-280 e a ferrovia de acesso ao Porto de São Francisco do Sul. Parte dos sedimentos acumulados no canal seria removida por dragagem antes da reabertura.

Continua depois da publicidade

As conclusões do estudo foram repassadas ao DNIT em setembro, para discussão em Brasília. Em 2019, o departamento havia protocolado no Ibama pedido para ampliação lateral do aterro, onde seriam construídas as pistas da duplicação. Na sequência, em acordo com o MPF, o DNIT decidiu aguardar pelo estudo sobre a reabertura e a ampliação do aterro ficou engavetada. A definição sobre o Linguado poderia ser incluída no novo projeto do lote 1, cuja licitação deve ser lançada no início de 2025.

No entanto, ainda há questões a serem definidas entre DNIT e Ibama, como contratação de estudos ambientais e encaminhamento do pedido de licença ambiental prévia. Dessa forma, a prioridade para o lote 1 é a contratação de empresa para a conclusão do contorno de São Francisco do Sul e do viaduto de Araquari e, em outra frente, a licitação para o novo projeto do trecho remanescente do segmento. Portanto, o Linguado deverá ficar para uma terceira etapa.

Quais os bairros mais populosos de Santa Catarina

Joinville tem lançamento de condomínio clube vertical, com duas torres

Quais os bairros mais populosos e quais mais cresceram em Joinville

Rodovia em SC tem contratação de projetos para duplicação de 500 km

Novos prédios: quais as próximas etapas de bairro planejado em Joinville

O que deve mudar no estacionamento do Centreventos, em Joinville

Preparação para obra de R$ 206 milhões pelo PAC em Joinville tem novo passo