Darci de Matos (PSD) vai permanecer por pelo menos mais quatro meses na Câmara dos Deputados. O titular Ricardo Guidi (PL) deve reassumir o cargo por uma semana no início de junho. Na sequência, o parlamentar volta a ser licenciar por mais quatro meses e Darci retoma o exercício do mandato, pelo PSD. Guidi é pré-candidato a prefeito em Criciúma e, em caso de vitória na disputa municipal, Darci é efetivado como deputado federal em janeiro de 2025.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Primeiro suplente do PSD de Santa Catarina, Darci assumiu a vaga em julho, quando Guidi foi nomeado pelo governador Jorginho Mello para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Eleito deputado federal em 2018, Darci ficou na suplência na tentativa de reeleição, em 2022. Naquela eleição, apenas Zé Trovão (PL), entre os candidatos com base eleitoral em Joinville, foi eleito para a Câmara dos Deputados.

Outro candidato de Joinville que não conseguiu a reeleição e também ficou na primeira suplência, Coronel Armando (PL) vai assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados, em junho, com a licença de Jorge Goetten (PL). Darci e Armando não vão concorrer nas eleições municipais de Joinville: o PSD vai apoiar Adriano Silva e o candidato do PL será Sargento Lima.

Quase centenária, casa em Joinville tem proposta de restauração

Continua depois da publicidade

Duplicação de mais de R$ 100 milhões em Joinville tem projeto, mas sem previsão de obras

Joinville tem “guia” para resgate de animais em desastres

Monitoramento apontou quantos bugios-ruivos habitam região de Joinville

Quantos apartamentos novos foram vendidos em Joinville em 2024

Entidades empresariais de SC enviam ofício a ministro sobre BR-101 Norte

Joinville tem registro de mais multas em veículos com “descarga livre”