O futuro das tartarugas que eventualmente aparecem em lago em Joinville motivou a atuação do Ministério Público. Em solicitação enviada à prefeitura, o MP quer parecer sobre as condições dos animais encontrados no lago dos jardins do Museu de Arte de Joinville, na praça dos Suíços e se podem permanecer no local. O município alega que não coloca tartarugas ali, mas que vai acompanhar a situação. Uma das possibilidades para o surgimento das tartarugas é abandono por quem não quer mais ter os animais e deixa no lago.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O procedimento da 21ª Promotoria de Justiça de Joinville (que tem os direitos dos animais entre as atribuições) foi aberto após relato de quem encontrou uma tartaruga nas imediações do lago. O animal se dirigia para a rua 15 de Novembro, com risco de atropelamento. A tartaruga foi levada de volta para o lago, onde foi constatada a existência de mais exemplares no local. Pessoas que viram o episódio, ocorrido no domingo da semana passada, contaram que é comum as tartarugas se movimentarem atrás de comida.
No ofício enviado à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o MP quer informações sobre o atendimento prestado às tartarugas e se há como os animais permanecerem no local, já que não existem cercas – portanto, com risco de fuga. Se o local não for considerado adequado, a prefeitura terá de providenciar a realocação. Foi dado prazo de dez dias para a resposta.
> Emendas querem mudar regras para uso de áreas rurais em Joinville
Continua depois da publicidade
> Sem data, novo concurso da prefeitura de Joinville será “dividido”
> Receita de Joinville com impostos municipais tem avanço e quase “alcança” ICMS
> Por que a opção em praça de Joinville foi abrir a galeria em vez da troca da cobertura