A maior obra pretendida pela prefeitura de Joinville continua em fase de revisão do edital, com planos de aberturada concorrência ainda em 2023 e início das obras em 2024. A Ponte Joinville, uma ligação de quase um quilômetro de extensão sobre o rio Cachoeira, teve edital de concorrência lançado em agosto do ano passado, mas a licitação foi considerada fracassada porque os consórcios inscritos não atenderam a todos os critérios.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Pelo cronograma da Secretaria da Infraestrutura, a concorrência da ponte Nacar seria publicada antes: como esse edital já saiu, na semana passada, agora é a vez da Ponte Joinville. A obra na zona Sul tem custo estimado em R$ 300 milhões, a ser bancado, em grande parte, por financiamento contratado junto ao Fonplata. Como os US$ 40 milhões não serão suficientes, o município está buscando complemento.

A revisão do edital envolve a atualização de custos e, eventualmente, de regras para a concorrência. A nova ligação entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista vem sendo discutida há duas décadas, mas ganhou mais visibilidade a partir da campanha eleitoral de 2012.  A administração municipal anterior queria a entrega da obra ainda em 2015, mas o modelo de licenciamento ambiental não foi aceito e foi preciso contratar estudos mais completos.

Também foi preciso elaborar o projeto executivo e buscar uma fonte de recursos. Por isso, o atraso. A Ponte Joinville conta com licenciamento ambiental. Após a licitação, as obras, com previsão de duração de dois anos, estarão prontas para iniciarem. O pacote de obras envolve requalificação de ruas de acesso, principalmente no bairro Boa Vista.

Continua depois da publicidade

Obra de duplicação vai alterar trânsito em acesso a Joinville; trechos de vias terão mão única

Joinville contrata plano sobre riscos de desastres

Bancada do Novo quer “adequação” na lei de apoio a projetos culturais de Joinville

Como fica viaduto inacabado com a volta do contorno ferroviário

Águas de Joinville teme impacto milionário e recorre em ação judicial

DNIT lança edital para contorno ferroviário em SC

Cidade de SC planeja centro de convivência com piscina aquecida e cancha de bocha