Se a proposta da prefeitura de Joinville nos anos 60 tivesse sido levada adiante, o terreno ocupado atualmente pela unidade de obras no Boa Vista seria um porto para embarque e desembarque de cargas, além do uso movimentação de passageiros. A área foi desapropriada pelo município com essa intenção, há seis décadas. O plano do município foi aprovado pelo Departamento de Portos e Vias Navegáveis, no Rio de Janeiro, mas não chegou a ser implantada. O imóvel é usado pela Secretaria de Infraestrutura de Joinville há décadas.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

O terreno fica junto ao rio Cachoeira, próximo ao antigo porto do Bucarein. Naquele momento, o porto de Joinville, na região do Mercado Público, já apresentava queda na movimentação de cargas (confira imagens abaixo do antigo porto de Joinville, em fotos do Arquivo Histórico, reunidas em exposição feita pela Secretaria de Cultura e Turismo). A reserva da área no Boa Vista foi para atender ao “crescente desenvolvimento” de Joinville. A obra, como é sabido, não saiu do papel e o antigo porto foi desativado anos depois. Nos anos 70, uma parcela do terreno no Boa Vista foi cotada para receber a construção de presídio e unidade da Polícia Militar – até teve lei de cessão da área -, mas a proposta não se confirmou.

Confira imagens do antigo porto de Joinville

Em uso antes mesmo da chegado dos imigrantes, em meados do século 19, o porto foi de fundamental importância para a economia de Joinville. O ciclo da madeira e da erva-mate passou por ali. A movimentação no cais continuou mesmo com a concorrência com a ligação rodoviária com São Francisco do Sul e a ferrovia.

Continua depois da publicidade

No entanto, foi desativado com o assoreamento do rio e consequente redução da navegabilidade. A prefeitura pretende oferecer oportunidade para o turismo náutico no local, com instalação de trapiches no local. Quanto ao terreno do futuro porto, continuará de uso pela Secretaria de Infraestrutura. Afinal, a proposta de novos cais está abandonada há décadas.

Joinville tem liderança feminina na ocupação de novas vagas de emprego

Em pesquisa, pessoas em situação de rua em Joinville relatam como se alimentam

“Teremos candidato a prefeito”, diz Fernando Krelling sobre o MDB na eleição em Joinville

Construção de hospital em SC tem novo passo e fica mais perto de iniciar

Quais as chances de retomada do contorno ferroviário de Joinville

Por que etapa do parque do Cachoeira ainda não começou em Joinville

Ponte de R$ 300 milhões em Joinville tem construtora definida e expectativa de início das obras