Os horários de maior utilização do transporte coletivo apresentam sensível diferença entre as regiões Norte e Sul. Nas linhas da zona Norte, a maior demanda, entre as faixas horárias, ocorre entre as 6h30 e 8h. Nas linhas do Sul, o período de maior movimentação dos passageiros é observada entre 6h e 7h30. As faixas representam 22% do uso do sistema por dia Se for acrescido o movimento do final da tarde, o horário de pico fica com fatia de 40% do movimento dos ônibus em Joinville.
Continua depois da publicidade
Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp
A busca para reduzir a concentração do uso do transporte coletivo no horário de pico motivou debates em Joinville ao longo dos anos. As sugestões foram desde tarifa diferenciada em outros momentos dia à mudança no horário de funcionamento do comércio, possibilidade que chegou a ser defendida pela CDL – com baixa adesão.
No futuro sistema de transporte coletivo, a ser licitado em 2024, há a possibilidade de oferta de tarifas diferenciadas, conforme o horário. O novo sistema de bilhetagem eletrônica vai permitir a funcionalidade. No entanto, a definição caberá à futura operadora, que avaliará a funcionalidade.
O que ainda falta para a volta do edital da ponte milionária de Joinville
Continua depois da publicidade
Câmara de Joinville define data de estreia de rádio
Mesmo com garantia de recursos, obra não sai do papel em Joinville
Vereadores de Joinville aumentam salários da próxima legislatura em tramitação na véspera do feriado
Inaugurada, nova subestação de Joinville teve polêmica antes das obras
Proposta quer salário de vereadores de Joinville em R$ 19,5 mil, a partir de 2025
Por que contorno ferroviário de Joinville terá “desvio”, com mudança no traçado na região