Os impactos das mudanças parciais a serem implantadas neste final de semana em Joinville serão avaliados na futura decisão sobre a adoção de binário de maior extensão, entre a avenida Procópio Gomes e rua Urussanga. A proposta é antiga, mas, nesse momento, o binário será parcial, com implantação da mão única na Urussanga, mas a intervenção maior continua nos planos – ainda que não tenha previsão para sair do papel.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

O binário a ser adotado agora é parcial: a Urussanga só terá mão única no trecho entre as ruas Padre Kolb e Santos. Outras mudanças serão implantadas na região do Bucarein, como mais três semáforos e trechos de mão única. As medidas atendem ao maior movimento de veículos na região, principalmente após a inauguração do complexo educacional no Moinho Joinville.

O binário ampliado ainda vai levar mais tempo. A proposta será avaliada após a inauguração das pontes das ruas Aubé e Nacar, a serem entregues no segundo semestre. Antes da mudança, há necessidade de requalificação da rua Urussanga, uma obra de mais de R$ 10 milhões ainda a ser licitada – o recapeamento estava previsto no PAC da Mobilidade, de 2015, mas foi ficou fora após a revisão do pacote de obras do empréstimo.

Continua depois da publicidade

A proposta do binário é de que a Urussanga faça somente o sentido dos bairros para o Centro e a Procópio fique com o sentido inverso, com todas as pistas com trânsito em direção à zona Sul. Nesse plano, a avenida ganharia corredor de ônibus e ciclofaixa. O resultado da mudança parcial a ser adotada agora deverá influenciar na futura tomada de decisão sobre o binário ampliado. Na última tentativa de implantação de um binário de maior extensão, no ano passado, a prefeitura recuou – a ideia era o binário entre as ruas Florianópolis e Monsenhor Gercino.

Moradores de rua de Joinville contam em pesquisa por que estão na situação

Prestação de contas vira pendência para repasse para hospital de Joinville

Qual empresa teve melhor proposta para construção de ponte de R$ 300 milhões em Joinville

Moradores de rua em Joinville respondem sobre o que ajudaria a deixar a situação

Pesquisa aponta quantas pessoas estão em situação de rua em Joinville

Sem mudança, Joinville fica em 74º lugar em ranking de saneamento